Qual é a diferença entre bi e pansexual?

O que parecem ser rótulos simples para a preferência sexual são tudo menos isso – e até confundem muitos membros da comunidade LGBTQ

Definições

Qual é a diferença entre bi e pansexual? A bissexualidade é um termo amplo que descreve a atração sexual e/ou romântica por dois, mais ou todos os géneros. 

De facto, uma pessoa bissexual pode sentir-se atraída de forma diferente por cada um dos géneros e pode também ter uma preferência por um género mais do que por outro.

 A pansexualidade, por outro lado, refere-se à atração sexual e/ou romântica por um indivíduo independentemente do género. 

Neste sentido, as pessoas pansexuais não têm em conta nem o sexo atribuído à nascença nem o género de outra pessoa como um fator importante para manter uma relação com essa pessoa.

Isto significa que a pansexualidade é mais inclusiva do que a bissexualidade?

Não é bem assim.

Qual é a diferença entre bi e pansexual?

Quando perguntado ativista queer e estrela de Younger Nico Tortorella  como ele se identificava, ele respira fundo antes de responder, ” Bem, essa é uma pergunta carregada. “

” No movimento [queer] neste momento, temos tendência a ficar presos a palavras específicas em vez de à pessoa ” disse o ator de 29 anos à Rolling Stone . ” E na minha fluidez, eu sou realmente atraído por essa ideia de que não precisa ser uma coisa. “

Bissexualidade, pansexualidade, fluidez sexual, homossexualidade e apenas ” não crie rótulos ” – são todas formas diferentes de as pessoas se identificarem para indicar que não se sentem exclusivamente atraídas por homens ou mulheres. A verdade, porém, é que existe confusão mesmo entre os membros da comunidade LGBTQ quanto ao significado destas palavras, particularmente quando se trata de bissexualidade.De facto, a comunidade bissexual nem sequer está de acordo sobre o que significa ser bissexual. O termo pansexual nasceu da confusão e para criar um rótulo definitivo e mais inclusivo. Isto levou a rixas entre membros da comunidade, que estão chateados por a sua identidade bissexual ter sido substituída por outro rótulo.

 

O significado de pansexual é claro: alguém que se sente atraído – emocionalmente, fisicamente ou ambos – por todos os géneros.O prefixo foi escolhido porque vem da raiz grega ” pan “, que significa ” todos “.Mas é óbvio que não é esse o caso. Há dois meses, quando Janelle Monáe apareceu como queer e pansexual numa reportagem de capa da Rolling Stone , as as pesquisas da palavra pansexual no Merriam Webster aumentaram 11.000%, e o termo tornou-se a palavra mais pesquisada do dia.

O prefixo ” bi “, como todos sabemos, significa dois.Por esta razão, muitas pessoas, talvez mesmo a maioria das pessoas, acreditam que uma pessoa bissexual só se sente atraída por dois géneros: homens cisgénero e mulheres cisgénero. Os membros da comunidade queer que acreditam que esta é a definição de bissexual, acreditam que a bissexualidade perpetua um género binário.Não acreditam que isto inclua pessoas transgénero e não conformes ao género.

Como ” bi ” significa dois, esta é uma crença razoável.

No entanto, muitas pessoas que se identificam como bissexuais, incluindo eu próprio, utilizam agora a definição de bissexualidade de Robyn Och , tal como consta no seu website : ou sexualmente – para pessoas de mais do que um sexo e/ou género, não necessariamente ao mesmo tempo, não necessariamente da mesma forma, e não necessariamente no mesmo grau. 

Nesta definição, ” bi ” significa dois (ou mais) géneros.Gabrielle Blonder, membro do conselho de administração do Bisexual Resource Center, uma organização sem fins lucrativos cuja missão é “prestar apoio à comunidade gay e lésbica no Canadá e no estrangeiro;apoiar a comunidade bissexual e aumentar a consciencialização sobre a bissexualidade e as pessoas bissexuais “, explica, ” Eu uso-o para significar ‘atraído por géneros como o meu e géneros diferentes do meu.

A maioria dos indivíduos pansexuais não acredita em nenhuma destas definições – e é precisamente por isso que preferem o termo pansexual.

Quando a palavra ” bissexual ” se tornou popular, começando com David Bowie quando ele reivindicou bissexualidade numa entrevista à Playboy em 1976 , não tínhamos uma compreensão matizada do género como temos hoje.  Agora que temos uma melhor compreensão, algumas pessoas bissexuais actualizaram a definição de bissexual para incluir todos os géneros, enquanto outras preferiram abandoná-la, por uma nova palavra, que é francamente menos confusa, dado que pan significa de facto   “todos”.

Algumas pessoas pansexuais vão ainda mais longe.  “Há o argumento que as pessoas usam a toda a hora, de que bi é exclusivo. Isso alimenta o binário de género,” explica Tortella. ” E eu sei que, para mim, pessoalmente, esse não é o caso. Muitas pessoas dizem que o bi é trans-exclusivo, mas trans não é um género em si, é uma palavra descritiva de como as pessoas expressam o seu género.

É por isso que Ethan Remillard, de 22 anos, que se assumiu como bissexual no início da adolescência, disse sem rodeios: “Identifico-me como bissexual porque gosto de foder rapazes e seduzir raparigas.Mas não digo que sou pansexual porque as raparigas e os rapazes transgénero são iguais aos seus homólogos cisgénero.

Esta é, em parte, a razão pela qual as pessoas não gostam de se identificar com um rótulo de identidade sexual ou de género.Além disso, a compreensão do seu próprio género é inerente à sua sexualidade. Se não tem a certeza absoluta se se identifica como homem ou mulher, então como pode afirmar com precisão a sua própria sexualidade?

Isto contribui para a crescente popularidade da palavra recuperada, ” queer “.

« Uso o termo queer porque não tenho a certeza sobre as especificidades da minha identidade de género”, explica Jill B., uma artista de 23 anos. ” Então, ‘queer‘ parece ser um bom guarda-chuva enquanto eu cresço, aprendo e descubro todos os detalhes. “

As pessoas também não têm vergonha de reivindicar vários rótulos de identidade de gênero. ” Quando me assumi pela primeira vez, bissexual estava bem… e gay senti-me desligado de quem eu era, um pouco académico e assediado pelo ódio ” diz Ryan Carey-Mahoney, 26 anos, um ativista LGBTQ. ” Depois, à medida que me fui conhecendo um pouco melhor, descobri que queer não era nada disso.  Incluía muitas identidades – bissexualidade e outras – e unia as pessoas.Unia de uma forma que apenas dizer ” gay ” para descrever a comunidade pode parecer divisivo. “

Agora Carey-Mahoney identifica-se com ambos os rótulos. ” Ambos me servem, agora, como uma luva, e acredita em mim, querida, eu uso-os com orgulho. “

Interessante, quando Tortorella quer identificar-se com rótulos sexuais – em oposição aos simplesmente humanos – ele muda ativamente o seu rótulo dependendo da pessoa com quem está a falar e da sua intenção.

” Se estou a falar com alguém que é mais conservador e não acredita num género não binário, então é mais fácil usar a palavra bissexual, mas se estou a falar com alguém que está investido no género, na teoria queer e compreende o espetro , então sinto-me mais confortável com a palavra ” pansexual ” ou a palavra ” fluido “. “

Qual é a diferença entre bi e pansexual?

Fluido, neste caso, significa que as atracções sexuais têm a capacidade de mudar ao longo do tempo e podem depender de diferentes situações.

Tortella observa, no entanto, que a palavra bissexual tem uma história rica e seria bom honrá-la.

” O B existe há muito mais tempo do que o P na sigla, e há algo a ser dito sobre isso ” ele diz. ” Há algo a ser dito sobre defender as mães e os pais da comunidade que lutaram por [nossos direitos de abraçar uma identidade queer]. “

Tortella não está sozinho em seu raciocínio. Pessoalmente, eu gosto do aspeto histórico”, diz Blonder, do BRC. ” É o rótulo sob o qual lutámos pelo reconhecimento durante décadas e é o rótulo mais conhecido. A linguagem não é uma entidade estática e as palavras podem mudar de significado ao longo do tempo. Assim como outubro já não é o oitavo mês do ano, acredito que o termo bissexual se transformou num significado diferente do que era originalmente.

Para outros, é menos sobre a história e mais sobre a árdua jornada pessoal que levou para finalmente reivindicar um rótulo sexual, apenas para ser dito que seu rótulo está errado, desatualizado ou transfóbico – e por membros da mesma comunidade que deveriam abraçá-los não menos.

” Tenho orgulho em ser bissexual ” diz Daniel Saynt, fundador do NSFW , um clube privado que oferece experiências educacionais em relacionamentos, kink e intimidade. ” Demorei 30 anos a chegar a este ponto e é uma treta que agora que me sinto confortável com a minha sexualidade, me digam que não me aceito o suficiente porque não me considero pansexual. Os pansexuais não devem atacar os bissexuais só porque há um termo novo e mais inclusivo.Não atacamos os homossexuais porque não se sentem atraídos por mulheres e não devemos atacar uma pessoa bissexual só porque pode não achar uma pessoa trans atraente.

Saynt é uma daquelas pessoas para quem a bissexualidade significa, de facto, sentir-se atraído exclusivamente por homens e mulheres cisgénero. Ele personifica aquilo contra que muitos activistas e indivíduos bissexuais lutam.

” Conheci certamente pessoas trans atraentes e não conformes com o género, mas os sentimentos que tenho [por elas] nunca foram sexuais “, continua Saynt. ” É mais uma apreciação de quem são, do que representam, e apenas um desejo de que encontrem a felicidade, independentemente de quem são. “

A questão que se coloca é: será transfóbico não se sentir atraído por pessoas transgénero e não conformes ao género?  Se assim for, estarão os membros da comunidade LGBTQ a agarrar-se a um rótulo que é potencialmente prejudicial para outros membros da comunidade LGBTQ ?

” Durante algum tempo, senti-me compelida a agarrar-me ao rótulo bissexual num esforço pseudo-nobre para proteger a identidade de uma diáspora de indivíduos que se voltam para o termo pansexual ” diz Jill B.No início, senti que era importante continuar a defender a bissexualidade, como sempre tinha feito quando membros das comunidades heterossexual ou homossexual tentavam invalidá-la ou excluí-la.Com o tempo, isso tornou-se menos importante do que descrever com precisão o espetro completo da minha sexualidade.

No entanto, todos com quem falei disseram que havia espaço nas comunidades bi e pansexuais mais amplas para a existência de múltiplos rótulos.

Qual é a diferença entre bi e pansexual?

” Acho que há espaço para todos… Estamos todos aqui… E é nosso direito reivindicar o rótulo que quisermos…”, diz Tortorella.

A bissexualidade, para muitos, também é considerada um termo genérico, incluindo rótulos sexualmente fluidos como pansexual. Tem havido até uma pressão na comunidade bissexual para usar o termo bi + para realmente enfatizar que a bissexualidade é o termo mais abrangente.

Jill B., apesar de ter abandonado o rótulo bi, ainda acredita que há espaço na comunidade queer para a diversidade de rótulos sexualmente fluidos. ” Espero que a faísca na conversa sobre fluidez sexual aumente a visibilidade daqueles que não se identificam totalmente como heterossexuais ou gays. “

No entanto, eles não estão convencidos de que ter todos esses rótulos beneficiará a comunidade a longo prazo. Como Jill B observa, “Não sei se o aumento do número de rótulos será unificador ou divisor para nós. “

|

Compartilha :

Gosto dele :

Eu gosto loading….

|

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *